Sobre cadernos de processos
Os cadernos de processos ou diários de bordo são usados para esboçar desenhos, anotar ideias, testar técnicas e anotar percursos como uma forma de registrar o processo criativo. A ideia máxima é registrar e documentar o que se têm vivido e isso pode ser feito com formas, formatos, temas e propósitos variados.
No início do curso, todos participantes receberam um diário de bordo em branco com algumas sugestões bem livres de preenchimento. Ao longo do curso, vira e mexe os participantes são convidados a preencherem algumas páginas desse caderno de bordo, para registrar processos, vontades, sistematizar ideias e planejar projetos. A semana 7 do curso foi especialmente dedicada aos diários de bordo. Nessa semana convidamos o artista gráfico Marco Sem S para falar um pouco sobre Diário de Bordo e contar sobre como esses cadernos estão presentes em seu fazer artístico.
Como proposição criativa os participantes foram convidados a se imaginarem numa viagem para o ano de 2040. A ideia foi registrar no diário como foi essa viagem e o que eles encontraram no futuro - como se fosse um diário de bordo mesmo. Em 2040 você vai encontrar com seu “Eu” daqui a 20 anos. Onde você está? (Tente dar um contexto à sua cena: Você mudou muito? Quem está com você? O que você está fazendo? Como você se sente aí?) O que você quer dizer pra você mesmo daqui a 20 anos?